Evento para todas que estudam dança do ventre
 e querem ter a oportunidade de se apresentar.



Em breve nova data para 2016

Sábado


O QUE É O "CLÃ"?

Este é um evento que visa oferecer oportunidade de dançar em público à todas as alunas de dança árabe.

Visa trabalhar de forma prática a desenvoltura e a criatividade na dança. É uma atividade a ser desenvolvida no círculo de alunas, que irá favorecer de forma exponencial o aprendizado de dança. Todas vão ganhar com isso!

Um iniciativa que irá mudar de dentro para fora o conceito como a dança é vista.

- o - o - o -

A principal característica deste evento é que não trata-se de uma atividade mercantil (trabalho envolvendo remuneração e necessidade de lucratividade); portanto, é uma atividade de lazer puramente dedicada a arte da dança, onde todas aquelas que aprendem ou apreciam a dança oriental, podem participar de forma prazerosa, e principalmente, sem as cobranças e exigências tradicionais do mercado com relação a questões estéticas e padrões de beleza.

Pensando algo em que todas as mulheres pudessem participar, começamos por sugerir as brincadeiras que acontecem de forma festiva, nos moldes dos tradicionais encontros entre famílias e comunidades árabes (casamentos, comemorações em geral...), onde uma das principais características é a "informalidade".  Assim, todos são participantes de forma voluntária e espontânea.
A QUEM SE DESTINA E BENEFÍCIOS:

Todas são bem-vindas (independente de idade, padrões estéticos, grau de conhecimento na dança, posição social...).  Um ambiente que diverte e constrói.

A intenção do evento é um divertimento sadio, que de forma lúdica, irá facilitar e propiciar:
 
            - àquelas que aprendem e não possuem um lugar para se apresentar, poderem exercer sua arte;
            - correções de postura, pela simples observação que todas terão de todas, através da informalidade;
            - auxiliar e desenvolver a tranqüilidade em cena, favorecendo até mesmo as mais tímidas;
            - estimular a criatividade pela necessidade da dança improvisada naquele momento, e não, coreografias;
            - promover uma interação cada vez mais abrangente no grupo, solidificando relacionamentos;
            - indiretamente estimulando o aprendizado da dança de forma aberta, crescente e exponencial,
            - e principalmente, sem competições
.
 

SÚMULA DO EVENTO
 

EVENTO - 1º  CLÃ EGITO DANÇA BRASIL 2016
Data e Horário - Em breve nova data
Local - Salão Harém - Khan el Khalili
Objetivo - diversão e entretenimento em grupo - pelo simples prazer de dançar
- um evento com objetivo de dança, aprimoramento e abertura à todas as mulheres, independente de idade,
  forma física ou fase do aprendizado
- estimular a "dança interior", desenvolvendo a improvisação
- trabalhar e vencer o medo de se apresentar em público - é importante que todas possa interagir um pouco
 para eliminar a timidez (inicialmente os encontros serão somente entre alunas)
Diretriz Básica - a regra básica é: "dance como você sente, o que a música lhe transmite!"
Características Principais - trata-se de um encontro, uma mostra, o nosso "Clã"
- sem objetivo de lucro
- o grupo estará disposto em círculo
- aqui não existem olhares invertidos e concorrência
Tempo de Duração - 1:30 hora ou 2h no máximo
- a idéia é não extrapolar para que fique o gosto pelo próximo encontro do "Clã"
- não haverá atrasos para o início do evento.
Periodicidade - bimestral
Fundamental - o traje de cada deve ser informal, macacão ou roupa de aula, lenço de quadril e assessórios (brincos,
 pulseiras, colares, etc.)
-  nada de roupas de dança caras ou qualquer tipo de ostentação
- o evento não deve privilegiar o culto à vaidade e ao status de cada uma das presentes
- a graça do evento está na informalidade
- somente maquiagem e cabelos bem arrumados serão suficientes para a apresentação.
Programação 1) abertura com a anfitriã
2) dinâmica dos improvisos
3) apresentações das solistas - alunas das turmas de desenvolvimento profissional
4) apresentações de solos, duplas ou grupos de alunas (coreografias montadas por elas mesmas)
 - MOSTRA DE DANÇA
5) atração especial
6) encerramento e lanche
Músicas e Dicas
(para coreografias de solos, duplas e grupos)
- as músicas das apresentações devem ser repassadas previamente para que não haja repetição
- músicas alegres e cadenciadas favorecem a participação imediata e contagiam o ambiente
- o tempo de duração é de, no máximo, 5 minutos
- defina uma única cor para a roupa do grupo - isso transmite sintonia
Dinâmica dos Improvisos - várias músicas irão tocar e grupos de 3 ou 4 alunas dançarão para o resto do grupo
- não precisa dançar a música inteira
- cada uma irá retirar outra que estará sentada para fazer parte da dança
- também não precisa sentar tão rápido depois de escolhe uma amiga - pode curtir a musica até o fim se quiser,
 mas observe a idéia de todas dançam e todas assistem. A gente também aprende observando!
Atração Especial - ao final, haverá apresentação das  Profª Débora Sabongi, Carol Charis, Chrystal, Ariella, Dana El Fareda, Aline Mendes, Josiane Alves e Najwa Zaidan.
Convites - os convites serão vendidos a preço simbólico de R$ 15,00, para despesas de organização, lanche,
 aquisição de artigos para sorteio e decoração do evento.
- estarão a disposição com Vitória na Secretaria de Aulas
- cada convite haverá um espaço para destaque numerado que servirá para os sorteios; a outra parte será a sua
 senha de saída.    Não perca!
Lanche - ao pegar o seu convite, você estará colaborando para compor a mesa de lanche.
- não haverá bebidas alcoólicas.
Espaço para outras artes - se você tem um outro talento (ballet, flamenco, sapateado, jazz, poesia, canto, etc.), converse com a
 professora Débora Sabongi e agende uma apresentação no Clã
- para cada encontro do Clã serão abertas 02 (duas) vagas para apresentações de outras artes. Aproveite e
 não perca a chance!
Participação Não-obrigatória - ressaltamos que este evento conta com a participação voluntária das alunas. Mas é importante que todas
 participem. Não deixem que o medo e a timidez lhe roubem a oportunidade de crescimento na dança. Este é
 um ótimo momento para enfrentar e vencer seus desafios. Servirá também como crescimento pessoal.
Passos Seguintes - nos próximos eventos os familiares poderão ser convidados a participar
- até lá, a vergonha inicial de muitas para aparecer em público, já terá sito sanada.
- Outras reuniões do "Clã" serão feitas semestralmente em prol de instituições carentes de crianças, idosos etc.



Direção: Débora Sabongi
Concepção Original: Jorge Sabongi

Agradecemos à Jorge Sabongi (idealizador do Clã) a oportunidade de colocar em prática
este projeto que ficou engavetado por muitos anos.
Estamos felizes que sua primeira edição tenha sido o sucesso que foi;
isso nos motiva a realizar muitos mais.



Um evento de todos e para todos!